terça-feira, 17 de julho de 2007

Tristeza e vergonha

O Brasil é um país enorme, com várias cidades, vários estados, milhares de pessoas. Dessas milhares, uma porcentagem minúscula são meus amigos, meus parentes, pessoas que amo. A outra grande porcentagem, eu não conheço, não sei o nome e muitos eu nunca nem vi o rosto. Daqueles que eu já vi o rosto, andando pelas ruas, dividindo a fila do cinema, sendo atendida no banco ou em alguma festa, eu não me lembro, afinal, não tem como lembrar do rosto de cada pessoa que vimos na vida.
Mesmo assim, mesmo não conhecendo ninguém naquele avião, mesmo não reconhecendo o nome de uma pessoa sequer, é incrível como que me dói ver o que aconteceu ontem no Brasil.
Meu pai costumava dizer ser "besteira" minha já que eu não conhecia ninguém ... eu não sei o que é ... talvez por eu ter adotado SP como meu estado, por eu querer muito estar lá para ajudar de alguma forma, ou talvez seja pq eu acho essa situação muito familiar, tendo eu mesma pousado e decolado inúmeras vezes naquele aeroporto. Talvez pq eu tenha sentido o medo, há algum tempo, de a pista de Congonhas não ser longa o suficiente (o piloto derrapou quando tentava pousar em um vôo onde eu estava, mas nada aconteceu). Não sei explicar. Me dói, simplesmente me dói.

*** Update ***

Lendo algumas colunas nos principais jornais, vi que o Planalto já tirou o dele da reta, dizendo que as condições da pista em nada influenciaram no acidente.
Ahhhhhhhhh, mas tem que ser muito ignorante pra aceitar uma explicação dessas e culpar o piloto (que daqui a pouco vai ser crucificado!! Como se ele estivesse em alguma missão suicida no meio de SP!!!), São Pedro (é pessoas, pq só chove em São Paulo, mais precisamente em Congonhas) ou sei lá o que mais.
Gastaram os tubos "modernizando" o interior de Congonhas, pra quê?????!!!! Ficou mais bonito sim, agora vc estaciona e saí em uma espécie de praça, uma graça. Mas de que adianta o lado estético qd a pista mede 1.900 m (o avião de ontem media 37.57m!!!!!), qd não se tem nenhuma proteção contra o acúmulo de água na pista???!!!
Que raiva desse monte de governante idiota!!