terça-feira, 19 de junho de 2007

Adaptação

Quando eu vim pra cá pela primeira vez eu conheci várias pessoas, de diferentes nacionalidade e com diferentes estórias, algumas haviam vindo para cá porque se casaram com belgas, outras porque procuravam uma vida melhor, outras porque queriam conhecer um país fora "do comum" (ainda não sei o que essas pessoas viram na Bélgica para julgá-la "fora do comum"!!!!!) e outras por motivos mais sérios, perseguição política e por aí vai.
No meio desses grupos, eu conheci pessoas que passei a evitar a qualquer custo, pessoas que achavam TUDO péssimo na Bélgica, pessoas que haviam escolhido vir para cá e que, mesmo assim, passavam o dia reclamando do frio, das roupas, do céu, das estradas, dos prédios, dos pombos, da comida e etc.
Não gosto de pessoas assim, não gosto de ter uma visão negativa de tudo. Acho que tudo tem seu lado bom, só precisamos procurar (as vezes, procurar muito).
Todo mundo ficava abismado em pq eu não sofria com saudades, pq eu achava a Bélgica o máximo, pq eu não reclamava da comida, pq eu não reclamava do clima (isso pra quem me conhece, não é mistério, eu simplesmente não suporto calor e fico muuuuito mais feliz no frio) e outras coisas.
Bom, eu sempre parti de um princípio: *EU* escolhi vir, ninguém me obrigou. Sim, casei com um belga. Sim, passaríamos algumas dificuldades se ficássemos no Brasil pq ele não encontraria um emprego tão fácil. Sim, seria mais difícil termos casado e começado uma vida no Brasil. Mas se eu soubesse que iria ficar aqui sofrendo e reclamando da vida o dia inteiro, ter uma vida triste e incompleta, eu falaria "Mick, baby, vamos passar fome, mas vamos passar fome na praia honey!". Eu não viria, teria esperado até ter dinheiro e uma certa independência financeira para me casar e ficar por lá ... teria feito qq coisa que me livrasse de ter aquela vida.
Mas não, eu quis vir! Como todo mundo que eu conheci aqui.
Chegando, tudo foi festa, tudo era novidade, tudo era lindo. Passado alguns meses comecei a sentir dificuldade com a cultura, com o fato de belga ser mais fechado, enquanto eu via neguinho repetindo o dia inteiro "ahh, no Brasil não é assim"/"no Brasil todo mundo é simpático" (ôôôô mentira que brasileiro gosta de contar!!!!! até parece que todo mundo é amigo de todo mundo por lá!!). Por mais que eu sentisse dificuldades por não ter o mesmo tipo de amizade no Brasil, coloquei uma coisa na minha cabeça "aqui NÃO é o Brasil e comparar não vai me levar à nada". Esse era o meu moto.
Nunca comparei a Bélgica ao Brasil no sentindo de mostrar como viver aqui ou lá é melhor ou pior. Sempre falei que os dois países são muito diferentes e que a vida não dá para se comparar.
Resultado: passei um ano e quatro meses sem ficar me fazendo de mártir (mesmo qd se tratava do holandês que é um doooooce de língua para aprender).
Quando voltei para o Brasil, critiquei muito a postura dos estrangeiros aqui na Bélgica que não saíam de casa no inverno, que ficavam em depressão pq estava chovendo ou pq estava frio. Critiquei pq sempre achei que se você está na chuva é para se molhar, não adianta ficar reclamando do sapato molhado.
Acredito ainda hoje que esse foi o motivo de eu não ter sofrido com adaptação nenhuma aqui. É claro que eu reclamava do holandês, é claro que eu reclamava de como que demora para fazer amizades aqui, reclamava de ter que praticamente marcar horário para ver pessoas da família, mas não ficava falando que no Brasil é melhor isso, no Brasil é melhor aquilo. Nem tanto ficava pulando de alegria quando conhecia alguém do Brasil e nem fechava meu círculo de amigos só para brasileiros (eu hein, como se eu fosse amiga de TODO brasileiro no Brasil!!!! E como se TODO belga fosse fechado!!).
Agora, dessa vez eu descobri um outro lado ... e se vc não quis vir?? (sim, é claro que eu poderia ter dado uma de criança mimada e falado "não, eu vou ficar, nem que isso signifique que nós tenhamos que morar na casa dos meus pais", mas eu tenho uma filha, tenho 23 anos, não dá mais para dar uma de criança mimada e só querer satisfazer minhas vontades) e, se mesmo sem comparar nada com nada, vc ainda achar que a vida que vc tem aqui nunca vai ser tão boa quanto àquela do Brasil??? Como que se adapta assim???
É com muito orgulho engolido que eu peço desculpas à todos que sofriam com a saudade e eu generalizei julgando todo mundo um bando de reclamão (mesmo sabendo que tinha muita gente querendo dar uma de pobre coitado e mesmo ainda detestando pessoas negativas).
E é com muito pesar (realmente isso me deixa triste) que eu confesso não estar com a mínima vontade de me "adaptar".
Só espero que isso passe logo, afinal o lado bom é bem claro nessa mudança pra Bélgica, principalmente no que diz respeito à Rafa.